quinta-feira, 30 de julho de 2009

A Ressurreição



Aqui à uns dias passava na televisão um documentário sobre a Ressurreição (1463-65), uma pintura de Piero della Francesca. Ora esta obra de arte, segundo autor do documentário, muito apreciada ao longo de todos estes séculos e inspiração para outros artistas, é a final ensombrada por uma grave falha. Se repararmos bem na pintura verificamos que um dos soldados (o terceiro da esquerda para a direita) não tem pernas. Ao que parece, este “erro”, passou despercebido ao longo de séculos aos olhos de todos. Segundo o autor do documentário, as pernas não foram pintadas porque não havia espaço para elas e a pintura é de uma tão grande genialidade que simplesmente elas não fazem lá falta. Fiquei encantada com o comentário… Para mim é uma prova do quão perto pode o Homem estar da perfeição, apesar de todos os seus defeitos próprios da sua condição. É uma magnífica mostra de inteligência e um exemplo a seguir. Afinal todos os dias somos impelidos a efectuar tudo com a maior das perfeições e na verdade nunca a alcançamos… E perdemos tanto tempo com isso… Antes concretizar o bom do que nos ficarmos apenas pelo desejo do óptimo. É uma boa filosofia de vida!

No fim do documentário pus-me a pensar… E se Piero della Francesca vivesse nos nossos dias? Com certeza não seria pintor, nada disso. Ele demonstra o típico comportamento de um engenheiro informático! Se não, vejamos:
  • começou um trabalho sem qualquer tipo de plano (provavelmente por ter sido pressionado), prova disso é a falta de espaço para desenhar a pintura completa;
  • a sua capacidade de desenrasque permite-lhe sempre arranjar um solução, não se pinta tudo e está feito;
  • conseguiu ainda assim iludir toda a gente, porque a coisa no geral até tinha bom aspecto e os bugs ficaram bem escondidos;
Cá está, típico engenheiro informático!!!

Saudações

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Ó menina

Hoje foi um dia especial... Fui a um cliente dar formação, que luxo! Foram umas horas recheadas de momentos encantadores... Confesso que já me senti mais nervosa em alturas destas, ter de falar para montes de pessoas (aí umas duas os três) que não conhecia era um tanto ou quanto assustador, especialmente no momento das questões, agora limito dizer sempre a mesma coisa, tipo gravador... É engraçado ver a expressão das pessoas no momento em que tentam suster um bocejo ou então quando está olhar para o infinito, com certeza a pensar "grande seca, nunca mais acaba... tssssss... A parola da chefe mandou-me para aqui, mas ela não veio!! É sempre a mesma coisa, depois eu que faça o trabalho! Já deve estar outra vez no gabinete do chefe! Bovina..."
Mas adiante... Tirando estes pormenores todos, hoje deparei-me com duas senhoras, ou melhor uma senhora, com os seus 50 anos bem contados, e uma chavaleca com os seus 18 anitos. Para meu espanto, a senhora deve estar a atravessar uma fase de viragem na sua vida... Finalmente está a deixar a leoa que vive dentro dela sair cá para fora!! Prova disso era o seu vestidinho super curto que lhe deixava a descoberto,sem qualquer pudor, metade do presunto! (Esta foi a teoria do meu colega, eu nunca iria reparar no dito presunto) Só faltava um descruzar sensual de perna para fazer um filme de sucesso! Mas o que mais me intrigou nem sequer foi a cota assanhadita... Não é que estava eu a fazer o meu discurso enfastioso, quando, com as maiores das descontrações, diz a chavala "Ó menina, podia voltar a abrir essa janela?"
"Ó menina"??? Mas que caraigo!!
Isto depois de eu ter estado pelo menos uma hora e meia a dizer-lhes "as senhoras isto e aquilo" Ele há cada uma... Bem, pelo menos achava-me com aparência de garota... Menos mal!
Saudações
(Ó menina????)


sexta-feira, 24 de julho de 2009

Lado "conservadeiro"

Ora bem... Aqui está a forma ideal de iniciar mais um post sem qual quer tipo de interesse (ainda vais a tempo de parar a leitura... não digas que não avisei!)
Finalmente chegou o fim de semana! Passei os últimos cinco dias a dizer "nunca mais é Sábado...que seca!" E agora que chegou o Sábado, que estou eu a fazer? (além de estar para aqui a escrever, claro) A ver os Morangos com Açúcar!!! Ah pois! A série vista por todos, dos oito aos oitenta!! Eu tenho vinte e oito (que horror!), estou dentro do intervalo de idades, por isso não é chocante que eu veja (ou é?)... Assumindo então que respeito os requisitos mínimos para assistir à dita série, pergunto-me porque me sinto um tanto ou quanto chocada (não sei se será a palavra mais adequada) com o tipo de conteúdo da história? Afinal a que se resume os Morangos com Açúcar? Num episódio de quarenta minutos, mais coisa menos coisa, passam dez minutos de belas imagens de praias (só para meter nojo aos que ainda não estão de férias...) e nos restantes trinta minutos grandes planos putos em altas curtes!! Ok... a esta altura deves estar a pensar "mas que gaja mais antiquada, grande chata!"... Pá, se calhar, mas temos pena! Estes miúdos, todos giros e cheios de pinta, são ídolos dos nossos chavalecos! É verdade que há uma componente informativa sobre vários assuntos passada diariamente e que é uma óptima forma de chegar ao público mais jovem, mas a que preço? Será este um retrato da realidade? Miúdos de dezasseis anos, de férias só com os amigos, com uma vida amorosa super intensa, cheios de problemas sentimentais e visões catastróficas da vida porque os seus "mais que tudo" não lhes ligam! Por favor! Onde está a mística de ir conquistando a liberdade aos poucos? Hoje em dia qual é o puto que diz "ainda não tenho idade para sair à noite". Basta dar uma voltinha numa zona de bares e lá estão eles, putos com catorze, quinze anitos armados em gente grande… Tudo chega mais cedo, as experiências que deviam chegar na maturidade aparecem ainda a canalha cheira a leite! Enfim, é este o mundo que promovemos e que incentivamos.

E pronto, aqui está o meu lado mais "conservadeiro"

Beijinhos

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Guimarães no topo..

Hoje senti que realmente moro numa cidade grande! Ah pois!! Guimarães apareceu na televisão! E desta vez não foi por causa do mau comportamento dos adeptos do Vitória... Desta vez foi por motivos bem mais nobres. A Rádio Santiago (para quem não ouve é a rádio local mais ouvida de Portugal) está a sortear um funeral... Isso mesmo um funeral (http://www.guimaraesdigital.com/index.php?a=noticias&id=38698) "Ouça a RÁDIO SANTIAGO e ganhe... UM FUNERAL"... Ainda não ouvi o anuncio do sorteio, mas imagino a coisa... deve ser entre a chamada do concurso Pé de Meia e inicio dos comercias... que bem! Ou então nos discos pedidos: "Muito boa tarde! Diga-me lá a frase de participação e já agora depositou o seu cupão para ganhar o caixão?" Fica mesmo lindo... Como diria uma amiga minha, POR FAVOR... Não sei ao certo quanto tempo de reportagem passaram sobre este assunto mas parece-me demasiado, comparativamente com o tempo que despenderam para informar o país que em 2012 Guimarães será uma das Capitais Europeias da Cultura (http://www.cm-guimaraes.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=5963). E prontus... aqui fica o humilde depoimento de uma Vimaranense...
Saudações...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Eu xei lá...

Óh senhor!! Faxabor modere o tom!!! Afinal qual é a tua, hum?? Eu sei que tenho um aspecto jovem e tal e tu um aspecto já assim pró desgastado, para não dizer um bocado cota... mas daí a pensares que és meu pai... Valha-me Cristo!!! Fixei o olhar na janela do meu lado e assobiei a música que estava a passar na rádio. "Não assobies que me incomodas"... Ui ui que pena que temos...
Mas mudando de assunto, que isto já chateia... Assusta-me certos e determinados vícios linguísticos que vamos adquirindo com o passar dos tempos. De x em x tempo aparece alguém com uma nova expressão, que achamos gira e até passamos a utilizar, uma vez ou outra, para não retirarmos o protagonismo de quem criou a expressão... No entanto, com o passar do tempo já a usamos a torto e a direito, por tudo e por nada, independentemente se ser ou não apropriada! Então, um dia destes, apercebi-me que já andava com um desses vícios pouco saudáveis... E qual era a expressão: "Oh menina(o) eu xei lá" (ouvi isto num dos apanhado da TV). Ora aqui está! É a expressão da moda! Queres ficar bem e dar uma imagem de pessoa super engraçada? Usa "oh menina(o) eu xei lá".
Encaixa-se em tudo, pelo menos para mim... Que degredo!! Mas pior que dizer isto mais de cem vezes ao dia, é dize-lo com o sotaque de Viseu!! Já não me bastava trocar os vs pelos bs... Isto vem confirmar uma coisa que me disseram uma altura, enquanto na brincadeira falava como os senhores da TV Rural: "Ahahahaa, falas tão bem parolês!!" E eu para mim: espera lá... isto foi um elogio ou um insulto???
Saudações!

sábado, 18 de julho de 2009

Besta do patrão

Esta semana de trabalho correu tão bem... ui Jasus!! O patrão veio ver-nos...Ele há coisa mais linda que no fim do dia de trabalho recebermos a visita do patrão? Para ele deve ser uma sensação maravilhosa, principalmente porque se apercebe que consegue manter um grupo de tonhós a trabalhar depois da hora e de borla. Funcionários aplicados!! Deve ter ficado de tal forma orgulhoso que ficou sem palavras... Nem um "Boa tarde" que besta... Como detesto aquele homenzinho... Era com o "taco de basquetebol" naquela moina!! No outro dia recebi um e-mail sobre um estudo que comprova que ter maus chefes faz mal à saúde. O risco de ter um ataque cardíaco aumenta, os problemas respiratórios (os funcionários tem tendência a fumar mais) e o mais espantoso, maus chefes provocam problemas de obesidade!! E nesse momento fez-se luz na minha cabeça!!! E disse eu para mim "Afinal filha, tinhas razão... não andas a comer de mais! O problema do alargamento da zona traseira não é provocado pela tua alimentação!! Filho da mãe do ranhoso ainda me faz ficar gorda!!" Próxima dieta: carta de demissão!!!

Saudações :)

Cá estamos

Finalmente resolvi-me!! Criei um blog... Uhuh que loucura!!
Ora bem... para primeira mensagem.... hum... que vou escrever?? Depois de duas horas a pensar no raio do título mais duas horas para a primeira mensagem! Já sei, cá vai a velha piada:

O que é um fuinho na paede?
É um buaquinho na paede!!!

(Ambróóósio filho, alcança-me um copinho de água!)

Saudações ;)