domingo, 4 de julho de 2010

É por estas e por outras...

... que o nosso Portugal não anda para a frente! Embora não tendo grandes conhecimentos em economia, tenho como fundamental, para o sucesso de qualquer empresa, a produtividade dos seus trabalhadores. Eu pergunto-me como é possível uma entidade patronal admitir, nos seus quadros, pessoal sem qualquer habilitação para desempenhar as suas funções e que, indiscutivelmente, irá provocar uma baixa de produtividade na empresa! No meio desta crise, com tanta gente de valor à procura de trabalho, prevalece, estranhamente, o factor C, a velha cunha... Alguns dirão que cada empresa faz o que entende, mas isto não é assim tão linear. Se nas minhas funções estou obrigada a lidar com alguém incompetente de outra empresa (ou mesmo da minha) isso afecta o meu trabalho, a minha produtividade baixa, a minha entidade patronal sai prejudicada, assim como os meus colegas de trabalho. Incompetência gera incompetência... Somos arrastados para um ciclo vicioso onde acabamos conformados com a mediocridade que nos rodeia...
Todos os dias assisto a casos gritantes de incompetência, onde os protagonistas  se desculpam e são desculpados, sem que haja qualquer responsabilização pelos erros cometidos. É natural... São amigos do chefe... Ligo para os clientes e passo largos minutos a explicar como se grava um ficheiro no disco...  Não faz parte das minhas funções, raios!! Mas temos de ter paciência... E as nossas crianças, que futuro as espera, com a educação que lhes estamos a dar? Tiram más notas na escola, que importa isso, passam na mesma! Para que se vão esforçar, não se distingue o trigo do joio! 
E assim se leva a vida neste parado Portugal... Até quando?

1 comentário:

  1. Olá! Eu acho que isso está mal por causa dos Patrões!!! Eu pessoalmente, também odeio cunhas! Ok, os meus Pais já pediram certas coisas por mim, nomeadamente emprego, mas as minhas " pequenas cunhas " não deram em nada. Eu não concordo com cunhas! Penso que mais vale ir bater a uma porta, ir á entrevista e conseguir algo, a começar por baixo, do que cunhas. Por cunhas não consegui nada, por ir a entrevista também não! eu concordo com o método meritocrático.. beijos

    ResponderEliminar