segunda-feira, 21 de junho de 2010

Porque mentem os clientes?

Eu acredito piamente, repito, piamente, que não é por mal... A mentira é utilizada para "incentivar" o programador a realizar o seu trabalho mais rapidamente (como se isto fosse necessário, por favor!!)... Vejamos os seguintes exemplos de pedidos:

Cliente A (sem incentivo)
- Estou sim, nós detectamos aqui um pequeno erro, uma coisa sem grande importância, mas que se fosse corrigido dava jeito, mas não é urgente!

Cliente B (com incentivo)
- Estou sim, olhe eu estou a ligar porque estamos todos bloqueados por causa de um erro na aplicação! Desde manhã que não conseguimos trabalhar, e se não entregarmos os dados até daqui, ora deixe-me ver, meia hora, exacto, meia hora, temos de pagar uma multa enorme que vai colocar a entidade patronal em maus lençóis! Com a crise que anda para ai, de certeza que vão começar a dispensar pessoal! E adivinhe lá quem vai ser a primeira a ir com os porcos? Eu, claro! Já viu o que vai ser da minha vida? Já viu? Ah pois... É que eu tenho dois filhos para criar e sou sozinha, porque o meu marido foi buscar cigarros e nunca mais voltou... Eu nem quero imaginar... Com a miséria que pagam de subsídio de desemprego, que educação vou dar aos meus filhos? Vão tornar-se uns delinquentes é o que é... Vão ser a vergonha da família... E a minha mãe... Coitada o desgosto daquela mulher, ela que adora os netinhos, o seu frágil coração não vai aguentar o desgosto! Por isso, se não querem ser consumidos por um sentimento de culpa para o resto das vossas vidas, provocado por alguma coisa de mal que possa acontecer à senhora minha mãe, acho bem que corrijam isto rapidamente!

Perante a necessidade de escolha entre os dois pedidos, o programador irá sempre optar por satisfazer o mais insistente (neste caso o B). Basta fazer uma pequena analogia com um ninho de passarinhos e os seus progenitores, para comprovar a veracidade desta afirmação. O passarinho que mais pia é o que mais come... Ou então recorremos à sabedoria popular, quem não chora não mama, cá está a prova! Por isso, clientela, sempre que ligarem sejam criativos e persistentes :o)

Inté

Sem comentários:

Enviar um comentário